Principais considerações a ter para proteger a sua casa ou estabelecimento

 

A segurança interna da casa é um assunto sério a ser abordado, porque os assaltos ocorrem regularmente devido à negligência dos proprietários. Para evitar arrombamentos, precisa de se familiarizar com as formas de proteger a sua casa e estar ciente das dicas sobre como lidar e denunciar um crime à polícia, caso esteja em tal situação. Neste guia, abordaremos extensivamente diferentes dicas sobre como prevenir o crime contra a propriedade. Ao controlar o acesso, fornecer visibilidade e cuidar da sua propriedade, você não está apenas a proteger os seus bens e sua casa, mas também a si e à sua família.

Infelizmente, não só os assaltos representam perigo para uma casa. As propriedades também estão sujeitas a incêndios. Mais frequentemente do que se pensa, eles são causados ao cozinhar ou negligência simples e falta de responsabilidade. Tomar medidas ativas para manter a sua casa segura de incêndios é importante, como é ter contatos de emergência disponíveis na eventualidade de algo lamentável ocorrer.
Este guia foi elaborado para lhe fornecer conhecimento e dicas sobre como melhorar a segurança da sua casa, dos seus bens, de si e da sua família.

Compreender a mente
de um ladrão

Os ladrões sempre pensam em como roubar colocando-se no lugar da vítima, avaliando as suas fraquezas, por isso, é crucial fazer o mesmo e ser implacável a proteger sua própria casa ou estabelecimento, a si e à sua família de qualquer situação perigosa ou indesejada. Se ficar atento e garantir a segurança, vai correr com os bandidos.
Vamos dar uma espreitadela na mente dos ladrões, perceber como funcionam e quais as melhores formas de se proteger…

Quando ou Como?

Em suma, eles são criminosos da oportunidade. Eles geralmente têm como alvo as casas que eles sabem que podem aceder facilmente sem serem apanhados, eles tentam encontrar casas onde podem facilmente entrar e sair o mais rapidamente possível. A razão para isso é que quanto mais tempo o ladrão levar a entrar, mais tempo dá para alguém perceber e chamar a polícia.
Surpreendentemente e infelizmente, muitos proprietários fazem com que seja extremamente fácil os assaltantes entrarem em suas casas. Quer seja uma porta destrancada, uma janela baixa sem segurança ou uma garagem aberta, os assaltantes podem entrar, roubar o que quiserem e sair pela porta num instante. Claro, é necessário fazer uma verificação cuidada, certificando-se de que todas as suas portas, janelas e garagem estão trancadas (especialmente quando se ausenta) e que são seguras contra a intrusão.

É aconselhável a boa relação com a vizinhança para que estes o avisem ou chamem a polícia se alguém tentar entrar sem permissão. É uma ótima maneira de afastar visitantes indesejados e possíveis ladrões, pois todos se ajudam mutuamente. Isto é especialmente útil quando vai de férias por um longo período de tempo e precisa de alguém que fique de olho. Os assaltantes são muito menos propensos a realizar suas atividades criminosas se acharem que podem ser vigiados.
Muitas vezes, os assaltantes são desencorajados pela quantidade de obstáculos que têm pela frente ao encontrarem uma casa com grande nível de segurança, passando assim para a próxima.
Esteja atento às pessoas que deixa entrar em sua casa. O seu jardineiro, a empregada doméstica, o construtor, etc… podem ter segundas intenções e podem não ser de confiança. Com isto dito, é crucial ficar de olho nas pessoas que contrata para trabalhar na sua casa ou estabelecimento e manter os seus objetos de valor em local seguro e fora do alcance. Tenha em mente que sempre que deixa entrar alguém em sua casa, está essencialmente a dar a oportunidade de roubar, avaliar os seus objetos de valor e poder fazer planos para voltar mais tarde e apoderar-se dos seus pertences em que estiveram de olho antes. Peça referencias e investigue sempre as novas pessoas que contrata, antes destas irem embora verifique os seus valores para ver se tudo está lá.
Não aceite ajuda não solicitada. A menos que chame alguém para vir e realizar um serviço, não deixe entrar quem se oferece para ajudar. Muitos ladrões são vigaristas que se fazem passar por alguém insuspeito, como um picheleiro, pintor, jardineiro etc. Eles habitualmente são dois ou mais, enquanto um vai atraí-lo para fora da propriedade para falar sobre o serviço que está a oferecer, o outro vai entrar em sua casa enquanto você é mantido distraído e ocupado.
Tenha cuidado com o que coloca no lixo. Alguns criminosos vão passar pelo lixo para ver o que lá colocou. Por exemplo, se comprou recentemente uma TV cara, um computador portátil, uma jóia, etc…, e deitou fora as embalagens, um criminoso, que vê as embalagens, vai usar isso como pista e incentivo para voltar e tentar roubar, o mesmo se passa com documentos comprometedores. Para se livrar da embalagem de qualquer compra significativa, documentos e outro lixo comprometedor, certifique-se de que corta a embalagem e/ou os documentos de forma a torná-los o mais discretos possível.

Portas e Janelas
As portas e janelas, em particular as portas que tenham vidro e as janelas baixas, são muitas vezes os pontos de entrada escolhidos pelos ladrões por serem os de mais fácil acesso. O proprietário deve assim considerar a possibilidade de adquirir uma caixilharia anti-intrusão, isto é, janelas e portas invioláveis, mas que podem ter outros atributos como proteção ao fogo, à bala e à explosão.
Alarme
Além dos cuidados anteriores, os ladrões também são desencorajados pelo som. Cães latindo e alarmes de segurança doméstica trarão atenção indesejada a um criminoso. Eles querem essencialmente estar no “modo ninja” quando estão a cometer um crime, portanto, qualquer casa com esses recursos será evitada ao máximo, em vez disso, é provável que os ladrões simplesmente passem para a próxima casa que lhes permita entrar e sair de forma a não serem notados.
É importante também considerar um alarme de incêndio.
Todos os alarmes são fornecidos com diversos tipos de opcionais, lembre-se que quer seja uma intrusão em sua casa ou um incêndio o mais importante é a sua segurança, mas para isso é necessária uma resposta rápida, considere sempre adquirir soluções completas para que sejam eficientes.
Visibilidade
Ladrões e criminosos tendem a cometer as suas façanhas em horas mais escuras ou locais mais escuros, isso porque eles sabem que a probabilidade de serem apanhados é menor. Casas com muitas árvores bloqueando a visibilidade de portas e janelas e mal iluminadas à noite são alvos perfeitos, porque os ladrões sabem que existe menos probabilidade de serem vistos.
Para minimizar o risco os proprietários devem eliminar espaços escondidos, manter os seus arbustos e árvores aparados, folhas removidas, relva cortada regularmente e a casa bem iluminada à noite para indicar que a casa é habitada e não é negligenciada. Mantendo a sua propriedade bem tratada é sinal que está ocupada, que alguém está lá permanentemente, e assim, mesmo que se ausente por longos períodos de tempo ninguém o notará. Uma ótima ideia é ter um sensor de luz que liga quando alguém chega perto ou entra na propriedade, quando a luz se liga automaticamente é provável que as pessoas indesejáveis fujam imediatamente.
Cofre
Como o padrão de vida das pessoas está a mudar, é cada vez mais essencial a aquisição de um cofre. São seguros e provocam essa sensação de segurança, são uma forma efetiva de guardar em segurança os seus valores. Os ladrões sabem isso e claro que os tentam arrombar, é, por isso, importante um cofre de Alta Segurança (normalizado) que salvará os seus objetos de valor de vandalismo, roubos, incêndios, inundações, tempestades, terremotos e outros fatores que podem causar perdas ou danos aos seus bens mais preciosos. Para dificultar as intenções dos ladrões o cofre deve ser instalado num local seguro e dissimulado, como numa parede, sob o mobiliário, no pavimento, etc.., e protegido com procedimentos de identificação de alta qualidade.
Alguns dos bens a colocar num cofre são: documentos importantes, chaves de reserva, diários, passaportes, vídeos caseiros e fotos, dinheiro, metais preciosos e jóias. Não é aconselhável colocar no cofre os bens a que necessita de ter acesso rápido, a visita sistemática ao cofre vai denunciá-lo e pôr em risco os bens que lá guarda.
Vídeo-Vigilância
As câmaras de vídeo-vigilância são uma das soluções de segurança cuja procura mais tem aumentado nos últimos anos e é um dos melhores meios para desencorajar os ladrões. Para além disso é a melhor maneira de averiguar o que acontece, na sua propriedade, durante a sua ausência.
Salas de Pânico
Basicamente é um cofre para guardar pessoas. É o último reduto de segurança quando todos os outros sistemas foram vencidos. Se os ladrões ou criminosos invadirem o interior da sua casa ou estabelecimento, é para lá que deve correr imediatamente e proteger-se. Na sala de pânico deve estar a vídeo vigilância do edifício, o cofre, um kit de primeiros socorros ou mesmo a farmácia da instalação (habitação ou estabelecimento), um kit de sobrevivência, água, sistemas de comunicação independentes, linhas de ventilação independentes do resto do edifício, máscaras na eventualidade de ser atacado com gás e uma sanita.
A localização mais comum é ser no closet, mas pode ser noutra repartição da casa ou ser uma repartição específica para o efeito. O mais importante é ser de acesso rápido e fácil.
A construção e a porta terão de ser blindadas.
Para quem não conhece o conceito deve ver o filme “SALA DE PÂNICO” da actriz Jodie Foster e ficará certamente bem mais esclarecido.
Aqui descrevemos de uma forma generalista o que é uma sala de pânico, mas esta pode ser muito mais complexa ou mais simples, deverá ser concebida à medida das necessidades de cada um.

QUANDO ou COMO, ALARME, VISIBILIDADE, PORTAS e JANELAS, VíDEO-VIGILANCIA, COFRE e SALA DE PÂNICO são os sete principais fatores que precisam ser considerados ao tentar evitar o roubo de uma casa.

 

Agora algumas perguntas que você pode querer fazer a si mesmo incluem:

– As minhas portas e janelas são anti-intrusão, isto é, são seguras e estão trancadas (principalmente as de fácil acesso)?
– A minha propriedade é bem iluminada à noite?
– São visíveis alguns dos meus objetos de valor do lado de fora da rua?
– O meu alarme, sistema detector de fogo ou anti-fogo, sistema de vídeo-vigilância são atuais, cumprem as normativas, têm as manutenções em dia e estão ligados?
– Existe na minha vizinhança ou na minha rua espaços propícios a dar cobertura ou a favorecer a atividade criminosa?
– A minha rotina em casa é visível ao ponto de um ladrão saber quando é a melhor hora para poder entrar?
– O meu cofre é de Alta Segurança, isto é, cumpre com a normativa Europeia da AENOR, e está bem dissimulado?
– Eu tenho um plano para minha proteção, da minha família e dos meus bens na eventualidade de haver uma ocorrência, fogo ou roubo?

Mantenha uma lista atualizada dos seus bens de maior valor como marca, modelo, tipo, número de série, cor, medidas, valor de mercado real, prova de compra, fotos detalhadas, se possível escreva uma marca, o mais dissimulada possível, nos seus bens para os poder identificar mais tarde se for necessário, por exemplo, o seu número de cartão de cidadão.

Certifique-se de que o número da sua porta é visível da rua, para que seja encontrado facilmente pela polícia ou outros serviços de socorro na eventualidade de ser necessário.

Existem várias formas de garantir a segurança na sua casa, algumas são senso comum, práticas cotidianas que já fazemos, enquanto outras técnicas exigem mais planeamento e consciencialização. De qualquer forma, este guia é projetado para educar os proprietários a tomar precauções extras, a fim de se protegerem, proteger os seus bens e propriedades. Estando ciente de todos os diferentes tipos de tecnologias de segurança e sabendo como criar um plano de defesa contra intrusão e incêndio, o proprietário coloca-se numa posição privilegiada para se poder defender de um potencial perigo – seja um ladrão ou um incêndio. Tomar medidas para a segurança pode parecer muito trabalhoso e pode custar-lhe um pouco inicialmente, mas vale a pena garantir a segurança e evitar um mal maior mais tarde.