Precauções a ter ao comprar um cofre?

 

Ninguém gosta de pensar na probabilidade de chegar a casa e descobrir que os seus bens mais valiosos desapareceram. Infelizmente, seja fogo, roubo ou inundação, pode acontecer a qualquer um. Estas ocorrências são particularmente difíceis, pois não há nenhum aviso prévio. Felizmente, existe uma solução para a sua proteção, adquirir um cofre é uma maneira indolor de garantir que os bens mais preciosos estão protegidos, independentemente da situação.

No momento de adquirir o cofre irá deparar-se com várias soluções. Os bens que quer proteger serão o ponto de partida para o ajudar na sua escolha. Embora, normalmente, se presuma que todos os cofres são iguais, isso não é bem assim. Mesmo que os cofres tenham o mesmo tamanho ou o mesmo nível de proteção, a maioria dos cofres é fabricada para proteger um tipo distinto de objeto. Existem vários tipos de Cofres de Alta Segurança preparados para proteger bens específicos, desde: arquivos papel, arquivos de dados informáticos, armas, dinheiro, documentos, cofres de coleta, cofres de depósito, cofres de chaves, cofres ignífugos, cofres de transferência e etc…. Existe ainda a possibilidade de fabricar um cofre, por medida e design próprio, específico para um produto, situação ou solução. Por último os cofres de alta segurança estão segmentados por níveis de segurança através na NORMA UNE EN-1143-1 da AENOR, sendo o Grau 0 o mais baixo e o Grau VII o mais alto e logo o mais seguro, existem ainda outras normativas ou certificados para cofres específicos como os ignífugos

Onde colocar oCofre?

O local mais apropriado para colocar o cofre dependerá do layout da casa, embora haja outras considerações a ter em função do tipo, tamanho e peso do cofre, bem como dos acessos e desníveis a vencer. Para dificultar as intenções dos ladrões o cofre deve ser instalado num local seguro e dissimulado, como numa parede, sob o mobiliário, no pavimento, etc…, o cofre mais seguro não aquele que tem o maior grau de segurança, o cofre mais seguro é aquele que tem o maior grau de segurança e que ninguém vê, isto é, que está escondido e dissimulado.

Tipo de bloqueio?

Adquirir um cofre é um investimento excecional para salvaguardar as suas preciosas posses do fogo, roubo ou inundação. Tenha em consideração que existem vários tipos de fechaduras e que deverá escolher a ou as que melhor se adaptem às suas necessidades. Os cofres de alta segurança estão equipados com fechaduras normalizadas em função do grau de segurança e da finalidade do cofre. As várias possibilidades são, fechadura mecânica, combinação mecânica, combinação electrónica (esta existe com várias possibilidades como abertura retardada, programação horária, registo de quem e quando abriu o cofre, conexão a sistemas externos como alarmes ou telefones, etc… ) e Bloqueio Biométrico (este existe em duas possibilidades, impressão digital ou íris dos olhos), poderá ter apenas uma destas fechaduras ou combiná-las, normalmente combina-se a fechadura mecânica com qualquer uma das outras, mas alguns fabricantes permitem combinar até três fechaduras.